Como se tornar Rotariano

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o Rotary como organização, ou desejou contatar um Clube para conhecer mais. Se você tem interesse em se tornar um rotariano e mora no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, o primeiro passo é buscar o Clube do seu interesse e mais próximo a você.

 
O processo é fácil e relativamente rápido. Cada Clube de Rotary é independente em suas ações, programas e projetos e na administração diária, em sua secretaria, ações administrativas internas e na comunidade e que geralmente fornece atendimento diversificado ao público que deseja conhecer e fazer parte de Rotary.

 
O primeiro passo ao interessado é identificar o Clube mais próximo da residência ou trabalho, pois como a frequência às reuniões semanais nos Clubes é obrigatória, o candidato deverá contar com essa facilidade, ainda que na impossibilidade de comparecer toda semana em seu próprio Clube, possa recuperar presença, participando em outros Clubes, quer seja em sua própria cidade, estado, país ou em qualquer lugar do mundo.

 
Os Clubes reúnem-se semanalmente em reuniões ordinárias, almoço ou jantar em locais próprios ou escolhidos, em comum acordo entre seus os membros, para que possam estar juntos com regularidade e cumplicidade, com protocolos e dinâmicas próprios, sempre visando a qualidade dos seus encontros, proporcionando companheirismo com altos níveis de respeito e amizade, debates, palestras de qualidade e proporcionando momentos de conhecimento e confraternização os seus associados. São momentos únicos, que fazem da convivência entre os rotarianos e suas famílias algo insubstituível e talvez a mais importante de uma das ênfases que Rotary defende, a Família.

 
O Clube escolhido proporcionará atendimento ao interessado em sua secretaria ou através do distrito ao qual o Clube pertence num primeiro contato, que indicará o Clube mais próximo e/ou dados do secretário, visando possibilitar a associação. O candidato deverá ser apresentado por um membro do Clube, podendo ser mais de um. Caso não possua, todo Clube possui um Conselho Diretor e um Diretor de DQA – Desenvolvimento do Quadro Associativo que realizará essa tarefa, a fim de possibilitar a associação do interessado.

 

Já no Clube o candidato preencherá a proposta, entregando-a com a documentação exigida e assinada conjuntamente com o seu padrinho, que complementa as informações, na parte a ele atribuídas, entregando-a ao Conselho Diretor do Clube para que providencie e cumpra o Estatuto Social no que se refere à admissão de associados Concluídas todas as etapas e aprovada a entrada do novo proposto, proceder-se-á a posse nos termos do estatuto.

 
A partir daí o novo associado, então rotariano, será orientado sobre Rotary e em como desenvolver sua vida rotária dentro e fora do Clube, passando a fazer parte de um grande e profícuo universo de pessoas, que tem no Servir ao próximo seu maior ideal.

 
Se você tiver em interesse em conhecer nosso grupo, o Rotary ou ingressar no nosso clube, venha em um de nossos almoços. Será muito bem vindo.
Algumas pessoas chegam a este site buscando informações sobre outros clubes (horários e locais de reunião) e os valores da mensalidade.

 

Cada clube tem uma mensalidade diferente, de acordo com seus custos de manutenção. Alguns clubes incluem na mensalidade os valores de refeição e outros não. É necessário entrar em contato com o clube que você deseja frequentar para saber as condições dele.