11-16-sandra%20boyd%20%20web1

Corte e costura contra o desemprego

Enquanto o pitoresco Vale dos 1.000 Morros, nos arredores de Durban, na África do Sul, oferece ao visitante uma vista incrível, as chances da população zulu de encontrar emprego não são nada de fabulosas. Três anos atrás, o Rotary Club de Hillcrest tratou o problema do desemprego formando parceria com a Embocraft, empresa de treinamento profissionalizante que atua na província de KwaZulu-Natal. A Embocraft oferece aulas de corte e costura, uso de computadores, tecelagem, soldagem e carpintaria como meio de combater a pobreza.

Rotarianos de Hillcrest copatrocinaram quatro cursos de corte e costura, cada qual com 15 aulas, para idosos da etnia zulu e outras pessoas sem condições de chegar a areas onde há mais ofertas de emprego. “Como não tem emprego por aqui, as pessoas precisam pegar ônibus ou até táxi para chegar no serviço, que é bastante caro”, esclarece o ex-governador de distrito Peter Dupen.

Cada aula tem cerca de 10 alunos, que aprendem a coser coisas fáceis em máquinas manuais, como capas de almofadas e fronhas. A comunidade selecionou os melhores alunos das primeiras três turmar para integrar a quarta turma, que usou máquinas elétricas de costura doadas pela Embocraft e por Rotary Clubs de Hillcrest e de Royston (Inglaterra).

Os rotarianos de Hillcrest fizeram algumas reformas no centro comunitário de Phakama, onde acontecem as aulas de corte e costura. Agora o centro oferece um espaço para idosos, cozinha e creche. O clube também instalou privadas e pias novas.

“Este projeto de corte e costura tem sido um sucesso”, comemora Dupen. “Os alunos já venderam vários produtos que eles mesmos fabricaram. O próximo objetivo é fornecer uniformes escolares. Os costureiros ganham com isso e também as famílias, que poderão adquirir uniformes a custo mais baixo.”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *