IPP – Instituto Profissionalizante Paulista

O IPP – Instituto Profissionalizante Paulista, uma entidade sem fins lucrativos, devidamente registrada no CMDCA/SP – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sob n° 1174/2006, surgiu de uma iniciativa do Citigroup em querer realizar um projeto de ação social junto à comunidade paulistana por ocasião dos 450 anos da cidade de São Paulo.

 
Atendendo a esta solicitação, foi apresentada e aprovada a criação de um instituto para viabilizar o treinamento e a colocação no mundo do trabalho de jovens entre 14 e 24 anos, provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade. Desta forma, o IPP foi oficialmente fundado em maio de 2004, quando estiveram presentes a Prefeita de São Paulo, o Presidente do Citibank Gustavo Marins e toda a liderança do Rotary na cidade de São Paulo, e desde então todos os seus
programas e cursos são validados pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

 
A sua missão é ser uma unidade de Ensino Profissionalizante e de Primeiro Emprego, funcionando, como meio de inserção social construtiva.

 
Para cumprir sua missão o IPP tem por objetivo proceder à democratização social do adolescente através da preparação para o mundo do trabalho num contexto de real inclusão do indivíduo e pleno exercício da cidadania. Mais de 5.500 jovens passaram por seu curso de iniciação para o trabalho e foram colocados no primeiro emprego pela Lei do Aprendiz, sendo acompanhados em sua trajetória profissional por, no máximo, 2 anos.

 

O orgulho do dever cumprido para ser expresso pelos versos do Diego Santos um jovem que integrou o projeto:
A semente IPP foi plantada em nossas vidas
Não vamos deixar que ela morra
E que nossos sonhos se acabem…
IPP é apenas o começo de uma carreira
Que será enriquecida de objetivos alcançados!

 
Hoje são cerca de 1.000 jovens que estão trabalhando, com todos seus direitos trabalhistas preservados.

ipp